Frederico Rios PaulaProcurador Federal

Aprovado em 8o colocado no concurso da AGU em 2013

Ex-aluno EBEJI

EBEJI

No início do ano de 2013, procurando um curso preparatório voltado para as carreiras da Advocacia-Geral da União – AGU, descobri e optei pela EBEJI.

Sabendo que a publicação do edital do concurso para o cargo de Procurador Federal se aproximava, tracei a minha estratégia de aprovação: elaborei um cronograma – cumprido rigorosamente – e assisti a todas as aulas, priorizando as disciplinas que eu tinha maior deficiência. Comecei por Direito Penal e Processual Penal, Internacional Público e Privado e assim por diante. Chamou-me a atenção o fato de, nas aulas, os professores abordarem, além dos principais temas, pontos do edital que muitas vezes são esquecidos, o que contribuiu para que a minha preparação fosse mais homogênea em relação ao conteúdo cobrado na prova.

Paralelamente, o GEAGU Objetiva fazia com que eu me familiarizasse cada vez mais com o estilo das questões da Banca CESPE. Já o GEAGU Subjetiva desenvolvia minha capacidade de raciocínio e rapidez na organização dos fundamentos jurídicos, de modo a estruturar melhor as respostas. Considerando que a prova objetiva e a discursiva seriam realizadas em dias seguidos, e mesmo que eu já estivesse acostumado a redigir minutas de peças processuais e pareceres nos anos de estágio e Residência Jurídica na PGE/RJ, adquiri também o curso específico da EBEJI, passando a conhecer melhor temas relevantes de atuação da Advocacia Pública Federal.

Na prova oral, não foi diferente. Escutei atento as dicas dos professores que haviam acabado de ser aprovados nos últimos concursos para os cargos de Advogado da União e de Procurador da Fazenda Nacional e, na época, passaram pela experiência que eu iria passar em poucas semanas.

A jornada de estudos foi exaustiva, mas com foco, perseverança e fé, a minha bênção chegou.

O agradecimento a Deus, aos meus familiares e amigos por todo o suporte para que eu pudesse seguir nessa caminhada até a vitória, fiz em local próprio. Aqui, venho dizer – e, por gratidão, não poderia deixar de fazê-lo – que a EBEJI foi fundamental na minha preparação em cada etapa do concurso, contribuindo diretamente para a realização do sonho de me tornar membro da Advocacia-Geral da União – AGU.

Agradeço à equipe da EBEJI e aos professores, muitos deles, agora, meus colegas de carreira.

Atualmente, tenho o prazer de fazer parte dessa equipe como mediador do GEAGU e contribuir para que outros, assim como eu, possam alcançar a aprovação no concurso desejado.

Contem comigo e sigam firmes em seus propósitos.

Um abraço.

Frederico Rios Paula.