Fabrízio Predebon

Aprovado em 5o lugar no V concurso da DPU

Professor da EBEJI

EBEJI

Primeiro, devemos ter em mente que cada um tem sua forma particular de estudar com mais eficiência. É possível que vários aprovados tenham se utilizado de formas completamente distintas para chegar no mesmo resultado, a aprovação. Se você ainda não encontrou seu método favorito, experimente diversificar.

A minha preparação para a Defensoria Pública da União começou com um bom caderno para cada matéria. Eu fiz um curso preparatório que julguei atender às minhas necessidades e reli várias vezes os cadernos. Cada leitura era um pouco mais rápida que a anterior.

Após isso, eu passei a fazer muitas provas objetivas de concursos em casa, fornecidas pelas bancas organizadoras. Eu levava a sério a resolução dessas provas. Marcava o tempo, anotava minhas respostas, conferia o gabarito, fazia as contas e comparava com a nota de corte.

Comecei pelas provas do III e IV Concursos para a DPU. No início eu não alcancei as notas necessárias para chegar à segunda etapa, mas aprimorei meus estudos com base nos meus erros e pontos fracos. Fiz também provas de Procurador Federal e da Advocacia Geral da União, organizadas pelo Cespe, e provas de Defensorias Estaduais, de Ministérios Públicos e da Magistratura Federal, já que parte dos conteúdos coincidem.

A cada prova realizada, percebi que eu aprendia a aprender. Eu passei a ver o que era importante, que informações reter da leitura dos códigos, que matérias deveria estudar mais e o que era especialmente importante para cada carreira.

Quando alcancei a nota de corte pela primeira vez, vi com clareza a concretização dos meus esforços. Essa era uma grande dificuldade que eu enfrentava antes de resolver provas: perceber que eu sabia a cada dia um pouco mais.

Para a prova dissertativa eu escrevi muito. Eu obtive algumas provas de Defensorias Públicas com espelho de correção, resolvi e depois fiz a correção conforme o que fora estipulado pelo examinador. Participei também de grupos de estudo com simulações de provas discursivas, o que foi muito bom.

Quanto mais você treinar, maior será sua habilidade para resolver provas. E isso faz toda a diferença na prova do concurso. O treino ensina a fazer prova, algo que é essencial para a aprovação. E ao treinar a realização de prova, você treina também o conteúdo.

O estudo ideal é completo e prepara para todas as fases ao mesmo tempo. E nas proximidades de cada etapa, seja objetiva, dissertativa ou oral, o foco deve ser direcionado. A constante para a preparação a todas as etapas é a prática. Portanto, insira a resolução de questões na sua rotina de estudos.

Eu estudava todos os dias, diminuindo o ritmo nos finais de semana, mas nunca faltando a uma sessão. Afinal, os estudos eram o caminho para o cargo dos meus sonhos. O resultado foi a aprovação para integrar as carreiras da Defensoria Pública da União, da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e do Ministério Público Federal.

Espero você na 2ª Edição do Grupo de Estudo para a Defensoria Pública da União da EBEJI.

Até lá e força nos estudos!

EBEJI

Fabrízio Predebon