Olá a todos(as) os(as) leitores(as) do blog!

Recentemente os membros da Banca Examinadora do VI Concurso da DPU já foram escolhidos (http://www.dpu.def.br/portarias/gabdpgf/2017/37636-portaria-gabdpgf-dpgu-n-672-de-1-de-junho-de-2017-designa-membros-para-as-bancas-examinadoras-do-6-concurso-para-ingresso-na-2-categoria-da-carreira-de-defensor-publico-federal).

Eis os integrantes da Banca III:

a-) Titulares: Átila Ribeiro Dias, Jair Soares Júnior, Elisângela Santos de Moura (presidente) e Sérgio Armanelli Gibson.

b-) Suplentes: Patrícia Vieira de Melo Ferreira Rocha e Flávio Alberto Bandeira Medina Filho.

Comparando os membros da banca passada com a atual, somente Jair Soares Júnior permanece; todos os demais Átila Ribeiro Dias, Elisângela Santos de Moura e Sérgio Armanelli Gibson não estavam como membros integrantes da Banca III no V Concurso.

Fiz uma breve análise do perfil dos membros:

a-) Dra. Elisângela Santos de Moura:

Defensora Pública Federal em Recife, será a presidente da Banca III. Já foi Defensora Pública do Estado de Pernambuco. Possui Mestrado em Direito Constitucional no tema “A garantia do acesso a medicamentos na atenção oncológica mediante a flexibilização do direito de patente”. Tem atuação forte na área de saúde, hospitais, medicamentos, meio ambiente.

Com base no perfil acima transcrito: i-) em Direito Administrativo, estudar o tema Responsabilidade Civil do Estado. ii-) em Direito do Trabalho, estudar o tema relacionado ao meio ambiente do trabalho e acidentes do trabalho. iii-) em Direito Previdenciário, estudar o tema relacionado ao auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Possivelmente será a responsável pelas questões de Direito do Trabalho ou Processo do Trabalho.

Fonte: https://jus.com.br/973565-elisangela-santos-de-moura/publicacoes e https://www.escavador.com/sobre/973377/elisangela-santos-de-moura

b-) Átila Ribeiro Dias:

Atuou como advogado na área trabalhista de 2006 a 2009. Atuou como Defensor Público Regional dos Direitos Humanos no Estado da Bahia, principalmente na tutela coletiva de hipossuficientes (direitos indígenas e quilombolas), com ênfase nas áreas administrativa, previdenciária / assistência social e cível. Já atuou como membro titular da câmara de conciliação em saúde do Estado da Bahia. É especialista em Direito do Estado (Monografia de curso na área previdenciária com o tema “Limites ao poder punitivo do Estado diante das condutas lesivas a Previdência Social”).

Com base no perfil acima transcrito: i-) em Direito Administrativo, estudar o tema relacionado à Responsabilidade Civil do Estado e Princípios. ii-) em Direito do Trabalho, estudar o tema relacionado aos direitos constitucionais trabalhistas; iii-) em Direito Processual do Trabalho, estudar tema relacionado à prática trabalhista (petição inicial, recursos, etc). iv-) em Direito Previdenciário, estudar o tema relacionado à aposentadoria especial.

Fonte: https://www.escavador.com/sobre/5764615/atila-ribeiro-dias

c-) Jair Soares Júnior:

Defensor Público Federal de Categoria Especial em Brasília-DF, com atuação perante o Superior Tribunal de Justiça. Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí/SC, tendo obtivo aprovação com conceito A, distinção e louvor (nota máxima). Possui experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional, Direito da Seguridade Social e Direito Processual. Ex-membro da Câmara de Coordenação de Direitos Humanos e Tutela Coletiva da Defensoria Pública da União (mandato exercido no triênio 2011/2013). Presidente da Banca Examinadora III do 5º Concurso Público para ingresso na carreira de Defensor Público Federal. Professor da Faculdade UPIS de Brasília/DF e Professor em cursos de formação profissional e de pós-graduação da Escola Nacional de Formação de Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), da Escola Superior da Defensoria Pública da União (ESDPU) e de outras instituições nacionais. Pós graduado lato sensu em Direito das Relações Sociais (UCDB/MS) e em Direito Militar (Universidade Castelo Branco/RJ).

Com base no perfil acima transcrito: i-) em Direito Previdenciário, estudar o tema relacionado aos benefícios por incapacidade e as aposentadorias especiais, bem assim temas avançados de direito previdenciário. ii-) Em Princípios Institucionais, estudar o tema relacionado às prerrogativas, funções institucionais e desafios da carreira de Defensor Público Federal.

Possivelmente será o responsável pelas questões de Direito Previdenciário ou Princípios Institucionais da Defensoria Pública.

Fonte: https://www.escavador.com/sobre/9770387/jair-soares-junior

d-) Sérgio Armanelli Gibson:

Defensor Público Federal, titular do 6º ofício Cível Especial da Defensoria Pública da União, unidade Belo Horizonte/MG. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Mestre em Direito Público pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da PUC/MG (2008). Título da dissertação: “O administrativismo contemporâneo: pela leitura paradigmaticamente adequada de suas premissas científicas frente aos ganhos da virada lingüístico-pragmática”. Professor universitário da Faculdade de Direito do Centro Universitário Newton Paiva e da Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Com base no perfil acima transcrito: i-) em Direito Administrativo, estudar tema relacionado à Poderes, Princípios, Controle e Ato Administrativo. ii-) Em Direito do Trabalho, estudar tema relacionado à Administração Pública e a Terceirização.

Possivelmente será o responsável pelas questões de Direito Administrativo.

Fonte: https://www.escavador.com/sobre/3218442/sergio-armanelli-gibson

Beleza?

Ainda dá tempo de ter acesso aos materiais diferenciados como o abordado nesse post… Aguardo você na próxima edição do GEDPU (https://www.ebeji.com.br/simulado/gedpu-reta-final-2-edicao)

Despeço-me desejando excelentes e prazerosas horas de estudo!

João Paulo Cachate, Defensor Público Federal, Mediador do GEDPU e Professor da EBEJI

Conheça do Novo GEDPU – Reta Final 2a Edição da EBEJI!