Gustavo Afonso Gonçalves    PFN, aprovado para Advogado da União

“Passar num bom concurso” é como querer assistir a um filme com recordes de bilheteria. Uns já compram os ingressos logo nos primeiros anúncios. Outros, vão ao shopping bem cedo e ficam na vila de espera. Alguns chegam depois, esperam um pouco, mas conseguem “seu lugar” no dia seguinte, ou na semana seguinte . Há quem não tenha pressa e sabe que um dia vai assistir…por fim, existem aqueles que desistem do espetáculo. Como se vê, tudo é uma questão de estratégia e de desejo. Estratégia sem desejo pode fazer vc cansar e desistir . Desejo sem estratégia pode transformar o que era sonho em frustração. Em suma, essas palavras têm que caminhar juntas. Como o desejo tem cunho subjetivo, vou me ater a estratégia.

Primeira: otimizar o tempo. As informações são infinitas e se vc não souber administra-las vai ficar perdido. Bons livros e cronogramas são fundamentais.

Segunda: treinamento. É preciso testar com que grau de segurança você consegue responder aos questionamentos.

Terceira: consciência do desafio. Saber aonde vai pisar é importante para não querer atropelar o tempo, querendo resultados imediatos.

Quarta: equilíbrio. Não se desesperar com resultados fracassados nem se iludir com vitórias momentâneas.

Por fim, a quinta estratégia: se puder, inicie a batalha com uma boa orientação. Curso jurídico nenhum faz milagre mas pode ajudar a você alcançá-lo mais rápido. Por isso, recomendo a EBEJI. Muitos desses pontos aqui relatados podem ser encontrados lá: material de qualidade, questões focadas para concursos específicos, acessibilidade dos professores com dicas de prova e de vida, etc.

Em suma, é possível conseguir assistir a um filme disputado de várias formas: tranquilo, tumultuado, pela metade, ou quase no fim. Tudo vai depender de seu desejo e estratégia. Esta pode ser potencializada pela EBEJI.