Dicas sobre preparação para a 2ª Etapa de Concursos Públicos

Prezados,

Após alguns pedidos, especialmente dos meus alunos do Curso Preparatório para a 2ª Fase da Defensoria Pública do Paraná, resolvi preparar esse post para compartilhar algumas dicas/sugestões que podem ser adotadas para uma melhor preparação nessa etapa dos certames.

Naturalmente, como sabido, não há uma “receita de bolo” perfeita, mas acredito sim na existência de mecanismos facilitadores para se lograr êxito nos objetivos firmados. A 2ª etapa é o terror de diversos candidatos (mais até do que a prova oral para alguns) e a ansiedade e incerteza na qualidade da preparação tira o sono, literalmente, de vários concorrentes. Tentando minimizar esses danos, vamos, pois, às dicas:

– Qual questão responder primeiro? Quando do início da prova, o candidato deve folhear a íntegra do caderno de provas, tanto para identificar algum problema técnico na impressão, como também para “desconstruir” o monstro do suspense. Nesse momento, as questões mais simples (ou ao menos aquelas que a resposta surgir de imediato em sua memória) devem ser identificadas e escolhidas para serem as primeiras a responder. Essa iniciativa confere ao candidato bastante segurança para prosseguir na realização das demais questões.

– Estude com o material que poderá usar no dia da prova – De nada adianta você responder as questões no treinamento com livros doutrinários e sites de jurisprudência abertos, se no dia da prova essa realidade se revela distante. Na preparação final para a 2ª etapa, é imprescindível que o candidato responda às questões (treino) e faça as peças práticas exatamente com o material permitido para uso no dia da prova. Se só terá acesso às leis, que assim o seja. Se nem às leis, assim deve ser reproduzido. Em um segundo momento, da correção pós treino, aí será a hora de procurar a doutrina e jurisprudência para verificar erros e acertos e consolidar o conhecimento adquirido.

– Crie as condições semelhantes às de prova – Servindo de complemento ao item anterior, lembro-me bem do meu exame da DPU. Em um mesmo final de semana, 1ª e 2ª etapas juntas! Fiz um sábado e domingo inteiros de prova, quase desisti tamanho o cansaço. Faltou-me, na preparação, tentar reproduzir o ambiente que teria no dia da prova. Se você terá 5 horas para fazer uma peça e 3 questões, separe, em sua preparação/treino, 5 horas para fazer questões e peça. No dia do “jogo”, o treino evitará maiores surpresas. Lembre-se sempre da máxima: treino difícil, jogo fácil!

– Por qual material devo estudar? Apesar de ser difícil de acreditar (eu já estive em seu lugar), quem se habilita para uma 2ª etapa, já tem diversos conhecimentos acumulados. Não dê chance ao desespero de querer ler todos os livros de todas as matérias que serão cobradas. É hora de ler (e revisar) as anotações de seu material de aula ou resumos, além de fazer um apanhado dos julgamentos dos Tribunais Superiores do último ano! Daí surge 80% das questões de prova de 2ª etapa. A leitura das Súmulas dos Tribunais separadas por assunto também são essenciais (quase todos os espelhos de correção de peças demandam o conhecimento de entendimentos sumulados na pontuação).

– Conheça os componentes da banca organizadora – Se seu concurso é daqueles em que há membros da carreira como examinadores da prova, monte grupos de estudo e pesquise absolutamente tudo o que existe de publicação deles. Não é garantia de nada, mas aumenta sensivelmente a probabilidade de identificar um tema da preferência da banca ou um posicionamento peculiar adotado por ela que poderá via a ser cobrado no dia da prova. Ademais, permite uma familiarização com a forma de “raciocinar juridicamente” adotada pelos futuros corretores.

– Não deixe nada em branco. Na dúvida, peque pelo excesso – Em regra, o espelho de correção em uma prova de 2ª etapa é bastante amplo, razão pela qual, ainda que não se saiba a resposta efetiva, é perfeitamente possível ganhar preciosos pontos que serão essenciais na aprovação. Destarte, nunca deixe uma questão em branco e também, se estiver na dúvida se acrescenta um conteúdo ou não, arrisque! Tente sempre preencher o máximo possível dos espaços fornecidos (saiba que o CESPE, por exemplo, confere pontos mais generosos para quem preenche integralmente as linhas), pois assim aumentará sensivelmente a chance de pontuar na questão.

– Escolha um bom curso preparatório voltado para 2ª Etapa – Esse ponto ajuda sensivelmente o candidato, pois além de dispor de dicas pertinentes e exemplos que poderão ser cobrados no dia da prova, auxilia na desmistificação e a mostrar ao candidato que ele está sim preparado, além de servir de catalisador em seus estudos, facilitando a compreensão de determinados “detalhes”.

No mais, acredite em tudo o que já foi feito na sua caminhada e, tenha certeza, o sucesso é só questão de tempo!

Espero que vocês, caros leitores, tenham gostado!

Grande Abraço,

Pedro Coelho

Curso para a segunda etapa da DPEPR aqui.