Olá, amigos.

Na última semana comentamos aqui algumas rápidas orientações de estudo para a prova oral (https://www.ebeji.com.br/posts/visualizar/90/index.html).

Hoje falaremos sobre o estudo da jurisprudência, que deixa muitos de cabelo em pé.

É claro que não podemos cravar nada e tudo pode aparecer na sua prova oral. Mas existe umatendência de que a jurisprudência cobrada em provas orais seja mais consolidada do que aquela que às vezes aparece em provas subjetivas.

Tenho reparado isso porque nas provas objetivas e subjetivas certas bancas não raro utilizam entendimentos baseados num único julgado. Mas, numa prova oral, o mais importante não é conhecer um julgado, mas ser capaz de mostrar um mínimo conhecimento da discussão sobre algum tema, e, principalmente, deixar o examinador te ver “em ação”. Ou seja, é importante você saber os argumentos que levaram àquela controvérsia judicial mas, sobretudo, que você mostre sua capacidade de articulação, de raciocínio etc.

É claro, também, que é bastante útil você conhecer muito bem os argumentos que fundamentam as teses mais favoráveis para a carreira na qual você busca ingressar.

Fora isso, o que podemos dizer é que as perguntas muitas vezes mesclam um pouco de doutrina, o que te permite responder alguma coisa razoável ainda que você não conheça exatamente o aspecto jurisprudencial específico que foi perguntado. Então não se desespere por achar que “é coisa demais pra estudar”.

Veja também que podem ser cobradas tanto questões jurisprudenciais decididas recentemente, quanto questões mais antigas, até mesmo já sumuladas.

Nunca se esqueça, também, que a ferramenta de trabalho no Direito é apenas a linguagem. Na prova oral, você precisa mostrar que é capaz de se virar com a linguagem quando a mesma é falada.

E, por fim, a cereja do bolo.

O STJ fez uma compilação que é uma verdadeira mãe: agrupou todos os julgados dos informativos de 2013 num arquivo bendito”. Como ele está separado por disciplinas jurídicas, fica bastante fácil você escolher os temas que pretende estudar.

Clique aqui para acessar e salvar, caso você ainda não conheça:https://ww2.stj.jus.br/docs_internet/informativos/ramosdedireito/informativo_ramos_2013.pdf

E não se esqueça de utilizar sites ótimos, como o www.dizerodireito.com.br e o https://divisaoinformativos.wordpress.com/

Eles são muito úteis sobretudo porque te permitem estudar por disciplina e/ou assunto.

O resultado provisória das provas subjetivas de Procurador Federal saiu e espero que os que não alcançaram o mínimo não se desanimem. Respire e invista no seu recurso.

E, repito, a prova oral não é nenhum bicho de sete cabeças. E ainda pode fazer muito no que tange à sua posição final no concurso, o que é importantíssimo.

Então abraços, sucesso e ótimos estudos!

Denis França

 

PS: O nosso curso preparatório para a prova oral já está disponível, com quase todas as aulas já prontas para serem assistidas. Conheça mais clicando aqui ou acessando o linkhttps://www.ebeji.com.br/cursos/simulado_geagu_prova_oral/index.html

PS: O EBEJI disponibilizou, também, um módulo do curso de atualização jurisprudencial 2013 – 1º Semestre apenas com as disciplinas jurídicas que serão cobradas na prova e Procurador Federal, dentre as disciplinas que haviam sido oferecidas originalmente no curso. Para conhecer, acessehttps://zip.net/bsl843.