Olá, pessoal.

Em pleno “afunilamento” do atual concurso de Procurador Federal, muitos candidatos têm perguntado como estudar para as provas orais.

A experiência nos mostra que o estudo é relativamente parecido com aquele feito para provas objetivas. O ideal é que você olhe para o programa das disciplinas que serão cobradas e seja capaz de falar algo sobre todos os pontos, tenha uma boa visão panorâmica.

Mas é claro que, nesse momento, você deve tentar aprofundar um pouco mais, relacionar temas, conhecer a jurisprudência, as principais divergências doutrinárias, estar atento a temas caros à carreira etc.

Não tenha medo: provas orais perguntam o fácil e o difícil. Isso faz parte. E às vezes perguntam até o que você não sabe, ali, de cara, e – acredite! – há técnicas para se contornar essas possíveis adversidades. Essas técnicas serão trabalhadas no nosso curso preparatório, que começa em alguns dias.

Porém, o que eu quero nessa postagem é passar um dever de casa obrigatório a todos os que querem obter sucesso na prova oral: conhecer TODAS as questões cobradas no último concurso de Advogado da União.

Essas questões são o paradigma ideal, pois são de um concurso recente, da mesma banca e a tendência é que a metodologia da prova seja igual ou parecida. Clique nos links abaixo para baixar arquivos compactados com as questões de cada disciplina coincidente entre os dois concursos, conforme constam no site do CESPE:

– Constitucional

– Administrativo

– Processo Civil

Nesse momento, em que ainda não trabalhamos as técnicas de resposta e comportamento para a prova oral, a recomendação que faço é a seguinte: ao verificar cada questão, leia em voz alta e preste atenção em como a sua voz sai, se está clara, se está pausada, se é uma leitura calma. Se quiser, faça isso em frente ao espelho, tente observar sua postura, dicção etc.

Em seguida pense um pouco na resposta e tente formulá-la oralmente, como se estivesse explicando para você mesmo. Vá fazendo esse exercício aos poucos, ele vai ajudar muito.

Mas, advirto: FIQUE TRANQUILO!

É inevitável que haja questões cujas respostas você não saiba. No curso, nós mostraremos que isso é inevitável e é contornável, até porque obter uma excelente nota numa prova oral é algo que vai muito além do conhecimento jurídico.

Continue estudando e confie no muito que você já sabe.

E, por hora, o mais importante é você se habituar ao modo como são elaboradas as questões, porque isso vai nortear, inclusive, os seus estudos, pois te orientará na maneira de buscar o conhecimento, tendo em vista a maneira como ele deve ser cobrado de você.

Ainda essa semana farei mais uma postagem sobre como estudar, com dicas específicas para o estudo da jurisprudência.

Abraço e até lá!

Para mais informações sobre o curso preparatório para a prova oral de Procurador Federal, acesse: https://www.ebeji.com.br/cursos/simulado_geagu_prova_oral/index.html