Mentoring pgesp

A QUEM INTERESSA O MENTORING 2016 (NCPC)

Antes mesmo de apresentarmos os detalhes, analise os interesses que serão atendidos pelo programa.

Não obstante todas as ferramentas de estudo criadas pela EBEJI, muitos alunos nos questionam sobre a melhor “forma” de organizar os estudos.

Pois bem, pensando nessas pessoas, a EBEJI desenvolveu um programa estratégico de distribuição de estudos e temas fundamentais para o próximo concurso da PGE/SP.

Sendo assim, o programa interessa a quem:

  • Precisa de ajuda para organizar a divisão de estudos diários até a prova;
  • Precisa de ajuda para organizar quais temas estudar até a prova, levando em conta a importância dos capítulos para a organizadora do certame.
  • Precisa trabalhar o cumprimento de metas diárias e semanais, a fim de sentir segurança no sprint final até a prova.
  • Precisa de ajuda para identificar a hora de estudar doutrina, lei seca e jurisprudência, bem como a hora de treinar (simular) o que estudou;
  • Precisa de ajuda no sentido de potencializar as matérias que menos domina, para não ser surpreendido com a eliminação por “zerar” uma matéria (houve previsão neste sentido no Edital 2012).

Se nenhum dos 5 itens acima listados representam uma necessidade nessa reta final de sua preparação, o programa mentoring pode não te interessar.

Contudo, se os itens apresentados representam dificuldade na sua preparação final, vamos a apresentação.

APRESENTAÇÃO:

Antes de tudo, qual a razão do uso da expressão Mentoring?

Mentoring é uma espécie de tutoria, por meio da qual se processa transposição de conhecimento estratégico do mentor para o tutorado. O mentor transmite, assim, suas experiências, para que o tutorado, com base no plano de ação traçado por aquele, consiga alcançar a posição desejada.

No contexto da preparação para concursos, Mentoring significa uma ferramenta utilizada pelo professor para transmitir ao aluno técnicas e estratégias de estudo. Nesse processo, o professor elabora um plano de estudo com as matérias de maior relevância e incidência, conforme o Edital.

Utilizando-se dessa ferramenta de ensino, a EBEJI lança o programa MENTORING EBEJI PGE SP 2016 (totalmente renovado e atualizado com o Novo CPC), desenvolvido para organizar e potencializar o estudo dos alunos que miram o concurso de Procurador do Estado de São Paulo.

Embora o Edital não tenha sido publicado, os rumores são fortes de que a publicação ocorrerá este ano, tendo em vista a grande quantidade de cargos vagos, especialmente após a criação de 170 (cento e setenta) vagas pela Nova Lei Orgânica da Procuradoria do Estado de São Paulo (Lei Complementar n. 1.270, de 25 de Agosto de 2015).

Portanto, é importante antecipar-se à publicação do Edital, pois, nos dois últimos concursos da PGE SP, entre a publicação do Edital e a aplicação da prova objetiva, houve um interregno de apenas 45 (quarenta e cinco) dias. É pouco tempo para se preparar de forma aprofundada e eficaz para qualquer concurso público. A proposta do programa é, portanto, iniciar a preparação na fase pré-edital, a fim de aumentar as chances de aprovação dos alunos.

Dessa forma, o programa MENTORING EBEJI PGE SP 2016 propõe uma preparação antecipada, específica e planejada por profissionais com experiência em concursos de advocacia pública, a fim de otimizar o aproveitamento do tempo de estudo.

2. METODOLOGIA:

De acordo com a relevância e incidência dos temas nas últimas provas de concurso para Procurador do Estado de São Paulo, os mentores traçarão metas diárias de estudo durante o período de 90 dias.

Todavia, no caso de a publicação do Edital ocorrer antes do término desse cronograma de 90 dias, a EBEJI adaptará o plano de estudo para que os assuntos mais importantes não deixem de ser estudados.

A metodologia utilizada empregará as seguintes ferramentas de estudo, sem prejuízos de outras, eventualmente, indicadas pelos mentores durante a execução do plano:

  • Leitura e memorização de leis secas;
  • Leitura e memorização de súmulas;
  • Leitura e memorização de informativos;
  • Revisões doutrinárias;
  • Leitura de capítulos e temas específicos, porventura, ainda não estudados;
  • Resolução de muitas questões, especialmente, aquelas formuladas no estilo FCC (múltipla escolha);
  • Resolução de simulados indicados pelo Mentor.

3. FERRAMENTAS:

  • Plano diário de estudos durante 90 (noventa) dias;
  • Estabelecimento de prioridades sobre o que estudar;
  • Análise detalhada de todas as matérias do edital;
  • Raio -X das duas últimas provas da PGE/SP 2009 e 2012;
  • Alertas para os “temas quentes” dos concursos da Advocacia Pública;
  • Envio periódico de roteiros de revisão, resumos e jurisprudências anotadas sobre os principais pontos do edital;
  • Indicação de bibliografia, material e cursos adequados;
  • Se houver interesse, nos peça arquivo degustação pelo atendimento@ebeji.com.br.

4. DETALHES DO CONCURSO:

Cargo: Procurador do Estado de São Paulo.
Vagas: Serão definidas pelo Edital, havendo cerca de 200 (duzentos) cargos vagos atualmente.
Data da prova objetiva: Será definida pelo Edital, costumando ocorrer 45 (quarenta e cinco) dias após sua publicação.
Organizadora: FCC com questões elaboradas por banca composta por Procuradores do Estado de São Paulo.

EBEJI

Para mais informações, clique abaixo:

Mentoring EBEJI para PGE/SP (2a edição)