Olá pessoal,

Hoje foi publicado o Novo Edital para concurso da Defensoria Pública do estado de Alagoas, revelando-se mais uma excelente oportunidade dentro dos concursos defensoriais.

Vejamos as principais informações do certame:

Quantas vagas? Serão 14 vagas (ampla concorrência) + 1 vaga (portador de deficiência).

Quando será a prova? (i) Fase Objetiva: 18 de novembro e (ii) Fase Dissertativa: 19 de novembro de 2017 ( mesmo final de semana).

Haverá prova oral? Sim, mas a data ainda não foi definida.

Vencimentos? R$ 26.125,16 (vinte e seis mi cento e vinte e cinco e dezesseis centavos).

Qual a banca organizadora? Será o CESPE/Cebraspe.

Aqui vale destacar uma tendência da organizadora em organizar concursos de Defensoria Pública. Não há, claro exclusividade, mas me parece ser uma boa notícia para a preparação direcionada, já que a Defensoria Pública da União, a Estadual de do Acre (já publicado) e de Pernambuco (cujo edital é bem aguardado ainda para 2017), assim como a Defensoria Pública da Alagoas, todas elas terão concursos organizados e aplicados pelo CESPE/Cebraspe.

Será exigida atividade jurídica? 3 anos de atividade[1], como exigência constitucional.

Quais disciplinas serão cobradas na fase objetiva?

Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Difusos e Coletivos, Direito do Consumidor, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito Previdenciário, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Execução Penal, Legislação Organizacional da Defensoria Pública e Medicina Legal

Como será a estrutura da prova objetiva?

As questões da prova escrita objetiva serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. Haverá, na folha de respostas, para cada questão, cinco campos de marcação: um campo para cada uma das cinco opções A, B, C, D e E, sendo que o candidato deverá preencher apenas aquele correspondente à resposta julgada correta, de acordo com o comando da questão.

Já está disponível para começo IMEDIATO o Programa de Mentoring especialmente pensando para a DPE Alagoas! Conheça no site da EBEJI!

Em breve, mais novidades sobre o concurso e a preparação!

Vamos em frente!

Pedro Coelho – Defensor Público Federal

https://www.facebook.com/Profpedrocoelho/

[1] Segundo o edital, considera-se atividade jurídica a desempenhada exclusivamente após a conclusão do curso de bacharelado em Direito: a) o efetivo exercício de advocacia, inclusive voluntária, com a participação mínima em cinco atos privativos de advogado (Lei Federal nº 8.906, de 4 de julho de 1994), a cada período de 12 meses, em causas ou questões distintas; b) o exercício de cargo, emprego ou função, inclusive de magistério superior, que exija a utilização preponderante de conhecimentos jurídicos; c) O exercício de função de conciliador em tribunais judiciais, juizados especiais, varas especiais, anexos de juizados especiais ou de varas judiciais, assim como o exercício de mediação ou de arbitragem na composição de litígios, com carga horária mínima de 16 horas mensais a cada 12 meses.

Conheça o nosso Mentoring DPE Alagoas!