Olá pessoal, tudo certo?

Lembram aquela conversa de que a crise acabaria com os concursos públicos? E lembram que, já em fevereiro, eu anunciava que 2017 seria o ano das Defensorias?

Pois bem, podem anotar aí: mais um concurso de Defensoria Pública no forno! Quase tudo certo para que o edital saia ainda em 2017 (chance – remota – de prova ainda esse ano)!

É que foi publicado hoje, no Diário Oficial de Pernambuco, o Regulamento do III Concurso da DPE/PE!

Vamos às principais informações! Trabalharei ao longo do final de semana para tentar trazer uma aprofundada análise da última prova, que aconteceu em 2015!

Pedro, o que podemos adiantar do próximo edital?

(i) Haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência?

O Regulamento do concurso prevê a reserva de vagas para pessoas com deficiências em 10% (dez por cento) das vagas oferecidas e das vagas que forem supridas durante o prazo de vigência do concurso, arredondando para o número inteiro subsequente, caso fracionário, o resultado da aplicação do percentual indicado.

(ii) O concurso da DPE/PE terá quantas fases?

Serão 05 (cinco) fases! Vamos a elas:

1ª Fase – constituída de prova escrita, com questões objetivas e de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório.

2ª Fase – constituída de provas escritas, com questões discursivas e peças práticas, de caráter eliminatório e classificatório.

3ª Fase – constituída de inscrição definitiva, de caráter eliminatório.

4ª Fase – constituída de provas orais, de caráter eliminatório e classificatório.

5ª Fase – constituída de prova de títulos, de caráter classificatório.

(iii) Pedro, já dá para saber quais as disciplinas serão cobradas ao menos na fase objetiva?

Sim, isso já está previsto no Regulamento! Aliás, a 1ª fase será realizada com 100 (cem) questões de múltipla escolha, abordando as seguintes disciplinas autonomamente: I – Constitucional; II – Civil; III– Processual Civil; IV– Consumidor; V– Penal; VI– Processual Penal; VII – Execução Penal; VIII – Infância e Juventude; IX – Tributário; X– Administrativo; XI – Direitos Humanos; XII – Direito Institucional.

Obs.: Já deverá haver a indicação do quantitativo de questões em cada disciplina no edital!

(iv) E o que devemos fazer para obter a esperada classificação para a 2ª fase?

Serão considerados aprovados na Primeira Fase os candidatos que, concomitantemente: (i) obtiverem 50% (cinquenta por cento) de acertos na prova de conhecimentos jurídicos; (ii) obtiverem no mínimo de 20% (vinte por cento) de acertos em cada disciplina de conhecimentos jurídicos e (iii) estiverem classificados até a 400ª (quadricentésima) posição.

(v) Como será a fase discursiva (2ª etapa)?

Precisaremos aguardar um maior detalhamento que virá no edital, mas já posso adiantar que essa etapa compreenderá a realização de prova escrita constituída de 02 (duas) questões discursivas e 01 (uma) peça prática.

(vi) Teremos novidades na EBEJI para a preparação desse concurso?

Claro! A equipe que mais aprova em concursos de Advocacia e Defensoria Pública não ficará de fora dessa! Tão logo reunamos maiores detalhes e previsão do certame, traremos novidades!

Espero que tenham gostado!

Vamos em frente!

Pedro Coelho – Defensor Público Federal

https://www.facebook.com/Profpedrocoelho/