Fabrízio Predebon

Advogado

Aprovado em 5º Lugar no V Concurso da DPU

Professor da EBEJI

EBEJI

Algumas questões extrajurídicas podem ser determinantes para a aprovação nas provas subjetivas. O objetivo aqui é ressaltar quais são esses aspectos e de que modo eles influenciam na correção feita pelos examinadores.

Inicialmete, nas provas dissertativas da DPU você deve ocupar o máximo de linhas que puder. Faça isso colocando o máximo de respostas possíveis, e sempre indicando a fundamentação legal.

Para pontuar você deve acertar o que está no espelho de correção do examinador, e isso não é novidade para ninguém. Mas por melhor que seja a resposta, se não coincidir com o espelho, não haverá pontuação. E a pontuação de cada fragmento de resposta costuma ser dividida entre a resposta correta e a indicação da fundamentação legal. Por exemplo: “a Constituição elenca como princípio fundamental a dignidade da pessoa humana (art. 1º, inciso III, da Constituição)”.

Por isso, você deve preencher todas as linhas sempre buscando acertar o que está no espelho de resposta. Imagine que uma resposta tenha 2 fundamentos possíveis, no seu entendimento. Utilize os dois e sua chance de ganhar a pontuação integral é maior. Talvez o examinador utilize os dois, talvez um só, e nesse caso a sua dupla fundamentação garantirá a pontuação integral.

Acertando todo o espelho, a pontuação começa com a nota máxima. Sim, começa. Desse valor, desconta-se X. No caso, X é igual ao número de erros de português dividido pelo número de linhas escritas.

Vejamos como foi na última prova: cada prova era composta por uma peça de valor 20 e uma questão de valor 5. As 4 provas totalizavam 100 pontos. A questão de valor 5 podia ser respondida em no máximo 10 linhas. Levando em conta os critérios de correção, quem acertou o espelho de correção e não cometeu erros tirou 5, nota máxima. Quem respondeu em 5 linhas e acertou o espelho, porém cometendo 5 erros de português, tirou 4. Cinco erros de português divididos por 5 linhas escritas = 1 ponto a menos na nota. Essa pessoa tirou 4 na questão. Se tivesse escrito 10 linhas e cometido 5 erros de português, teria tirado 4,5. Cinco erros divididos por 10 linhas é igual a 0,5 de desconto na nota.

Portanto, escreva bastante e cuide da escrita. Muitas pessoas ficaram fora da prova oral do V Concurso por causa desses descontos.

Por fim, tome cuidado com a TRANSLINEAÇÃO. É a separação de palavras quando acaba o espaço para escrever, colocando-se hífen e continuando na linha debaixo. Há regras para isso, e sua inobservância é considerada erro de português. Em uma questão de 10 linhas, a banca contabilizou 5 erros de translineação na minha prova . Isso acarretou na perda de 0,5 do total de 5 pontos. Há vários vídeos gratuitos no youtube, bem como vários textos na internet ensinando as regras básicas. Invista 15 minutos para estudar o tema.

O que tentei explicar com exemplos estava no edital de abertura do último V Concurso, em trecho transcrito ao final da postagem.

Esteja por dentro de todos os aspectos que podem influenciar na sua aprovação. Dentre eles está a leitura do edital, e poucos candidatos dedicam um tempo a isso.

Bons estudos!

Fabrízio Predebon

EBEJI

EDITAL DO V CONCURSO PARA O CARGO DE DEFENSOR PÚBLICO FEDERAL.

9.7 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS PROVAS DISSERTATIVAS ESCRITAS

9.7.3 As provas dissertativas escritas serão avaliadas quanto ao domínio do conteúdo dos temas abordados – demonstração de conhecimento técnico aplicado –, bem como quanto ao domínio da modalidade escrita da língua portuguesa.

9.7.4 As provas dissertativas escritas serão corrigidas conforme os critérios a seguir, ressaltando-se que, em atendimento ao que está estabelecido no Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008, alterado pelo Decreto nº 7.875, de 27 de dezembro de 2012, serão aceitas como corretas, até 31 de dezembro de 2015, ambas as ortografias, isto é, a forma de grafar e de acentuar as palavras vigente até 31 de dezembro de 2008 e a que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009.

9.7.5 A questão de cada prova dissertativa escrita será avaliada conforme os seguintes critérios:

a) a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 5,00 pontos;

b) a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos de natureza gramatical tais como: ortografia, morfossintaxe e propriedade vocabular;

c) será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato;

d) será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou ultrapassar a extensão máxima de linhas estabelecida no subitem 9.1.1 deste edital;

e) será calculada, então, para cada questão, a nota no texto (NQ) pela fórmula: NQ = NC – NE / TL, em que TLi corresponde ao número de linhas efetivamente escritas pelo candidato na resposta à questão proposta;

f) será atribuída nota zero ao texto que obtiver NQ < 0,00.

9.7.5.1 Nos casos de fuga ao tema, ou de não haver texto, o candidato receberá nota no texto igual a zero.

9.7.6 A peça judicial de cada prova dissertativa escrita será avaliada segundo os critérios a seguir:

a) a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 20,00 pontos;

b) a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos tais como: ortografia, morfossintaxe e propriedade vocabular;

c) será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato;

d) será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima de linhas estabelecida no subitem 10.1.1 deste edital;

e) será calculada, então, para cada candidato, a nota na peça (NP) pela fórmula: NP = NC – NE / TL, em que TL corresponde ao número de linhas efetivamente escritas pelo candidato na resposta à questão proposta;

f) será atribuída nota zero ao texto que obtiver NP < 0,00.

9.7.6.1 Nos casos de fuga ao tema, ou de não haver texto, o candidato receberá nota no texto igual a zero.

9.7.7 A nota em cada prova dissertativa escrita (NPDEi) será dada segundo a fórmula: NPDEi = NQ + NP.

9.7.10 Será considerado aprovado nas provas dissertativas escritas o candidato que atender cumulativamente aos seguintes requisitos:

a) obtiver, no mínimo, pontuação equivalente a 40% da pontuação máxima de cada prova dissertativa escrita; e

b) obtiver, no mínimo, pontuação equivalente a 60% da pontuação total do conjunto das provas dissertativas escritas.

9.7.10.1 O candidato que não se enquadrar no subitem anterior será eliminado e não terá classificação alguma no concurso.