Prezados, boa noite!

O próximo concurso de Advogado da União nem foi publicado e já deu o que falar.

Inicialmente, para surpresa de muitos, inclusive a minha, a ESAF havia sido sinalizada para organizadora do certame. Digo “surpresa” em razão da tradição de manter o CESPE por vários anos para os concursos de Advogado da União e Procurador Federal e a ESAF para o concurso de Procurador da Fazenda Nacional. A manutenção dessas organizações, da forma como vinha acontecendo, cria uma cultura para o concurso e uma forma de estudar que tende a se aperfeiçoar com o tempo.

Muito bem, a ESAF para Advogado da União foi definido e confirmado por várias pessoas próximas ao CSAGU, razão pela qual publiquei, sempre na ideia de trazer aos alunos e leitores informações sobre concursos da AGU, um post apresentando a notícia, mas, partindo para a execução da contratação da ESAF, impasses administrativos da Escola Superior de Administração Fazendária impossibilitaram a feitura definitiva do ajuste.

Como dito, na busca de sempre deixar todos os alunos e os acompanham a EBEJI informados sobre as novidades dos concursos da AGU, publiquei, no Blog da Escola, a novidade sobre a organizadora e, a pedidos de muitos de nossos alunos, lançamos a rodada de simulados, estilo ESAF, para Advogado da União. Soubemos em primeira mão a escolha da ESAF e publicamos a notícia, estamos sabendo em primeira mão a mudança para o CESPE e publicamos.

Com a impossibilidade de contratação da ESAF, voltou-se à opção lógica para organizar a prova de Advogado da União: CESPE.

ATENÇÃO: Para Procurador da Fazenda Nacional, tudo indica, a ESAF será a organizadora para concurso com mais de 250 vagas, a impossibilidade de contratação se deu em relação ao concurso de Advogado da União, para a PFN, a ESAF mantem um ajuste contratual diferenciado.

Analisemos os efeitos da nova mudança.

EBEJI

1. No que a volta para o CESPE muda?

  1. O CESPE organiza, há tempos, o concurso de Advogado da União e sua metodologia é bastante diferente da ESAF, contudo, bem mais conhecida pelos que se preparam para a AGU (Procurador Federal e Advogado da União).
  2. Tudo indica que, com a volta do CESPE, o concurso passa a ter todas as características dos concursos anteriores para Advogado da União.
  3. Questões para julgamento CERTO ou ERRADO.
  4. Edital muito próximo do último concurso em termos de conteúdo programático, número de questões e fases do certame, ou seja, o edital anterior é excelente parâmetro para adequar a preparação.
  5. Provas objetivas e subjetivas em finais de semana diferentes, isso não muda, essa decisão está acima da escolha da organizadora.

EBEJI

2. ESAF ou CESPE, qual a melhor?

Para os que vinham estudando pela forma de cobrança de conteúdo da ESAF, nada se perde. O CESPE cobra igualmente conteúdo jurisprudencial e doutrinário em suas provas.

Como a ESAF seria um fator surpresa os que desejam prestar concurso para Advogado da União, acredito que muitos recebem a notícia com certo alívio.

Eu, particularmente, acho o estilo de cobrança do CESPE mais previsível e, somando-se a experiência de quem acompanha esses concursos desde 2006, fica mais fácil orientar os alunos no caminho a trilhar na preparação. Previsível, porém, nada fácil. Esse concurso tem tudo para ser um dos mais difíceis da AGU.

EBEJI

3. Adquiri o Curso Rodadas de Simulados, estilo ESAF, da EBEJI, e agora?

Não há problema, conforme anunciamos na página do curso, em caso de mudança de organizadora, a EBEJI garante sempre 4 (quatro) simulados no estilo da organizadora do certame. Embora bastante improvável, a nova mudança de organizadora poderia acontecer.

Assim, se você participou do 1º Simulado, receba-o como bônus. Teremos, portanto, ainda 4 (quatro) simulados estilo CESPE para realizar.

As aulas, dicas e conteúdo que estão sendo produzidos se adequarão ao estilo CESPE para auxiliar nossos alunos a enfrentar uma das provas mais difíceis em concursos federais, sem qualquer prejuízo aos que estão conosco para um concurso da AGU.

Assim, o primeiro simulado estilo ESAF não será contabilizado nos 4 (quatro) simulados a serem aplicados estilo CESPE e as aulas se ajustarão à cobrança própria do CESPE, com resolução de questões, dicas de jurisprudência e análise dos contornos da prova.

Inobstante a organizadora escolhida, a EBEJI está preparada para lhe auxiliar nos concursos da Advocacia e Defensoria Públicas com a mesma excelência demonstrada desde 2006.

EBEJI

4. E agora? Quando sai o Edital?

Alguns acontecimentos estão atrasando a publicação do edital conforme primeira previsão:

  1. O impasse para a contratação da ESAF (já resolvido com a volta para o CESPE);
  2. A Advocacia Pública passa por um momento histórico de valorização de sua posição constitucional como Função Essencial à Justiça. Não sei se os senhores estão acompanhando os eventos, mas decisões como entrega de cargos de chefia pelos membros da AGU, sinalização de possível greve, trabalho no Congresso Nacional para aprovação de PEC´s que valorizam a AGU e a Advocacia Pública como um todo estão na pauta dos acontecimentos dos últimos meses e, indiretamente é claro, as negociações com o Executivo envolvem a feitura de concurso público para preenchimento de cargos vagos tanto de membros quanto de servidores de apoio, eis que a estrutura da AGU é um dos pontos de discussão e valorização da carreira.

No quadro atual, o edital está previsto ainda para o primeiro semestre de 2015. Acreditamos que com a escolha do CESPE, os próximos passos para a realização do certame se acelerem.

Grato pela atenção de todos, estou à disposição e sempre atento a qualquer nova notícia sobre o concurso, transmitindo aos senhores sempre que possível.

EBEJI

Grande abraço,

Ubirajara Casado, professor e Advogado da União.