Escolhidas pelo CSDPU as 4 Bancas organizadoras do V Concurso da DPU

Prezados amigos,

Mais uma etapa que anuncia o lançamento/publicação do edital do V Concurso para o cargo de Defensor Público Federal resta vencida. Na data de ontem, foi anunciada pelo Conselho Superior da DPU (CSDPU) a formação/indicação dos profissionais que terão a missão de dar andamento ao certame. Eis a lista:

Banca Examinadora I: Titulares: Dr. Daniel Cogoy, Dr. Vinícius Diniz Monteiro de Barros e Dra. Larissa Mantéa Pereira. Suplente: Dr. Marcos Paderes Barbosa. Para Presidente da banca I: Dr. Daniel Cogoy;

Banca Examinadora II: Titulares: Dr. André Carneiro Leão, Dr. Esdras dos Santos e Dra. Érica de Oliveira Hartmann. Suplente: Dr. André Gustavo Piccolo. Para Presidente da banca II: Dr. André Carneiro Leão;

Banca Examinadora III: Titulares: Dr. Jair Soares Júnior, Dra. Lídia Carolina Pinotti e Dr. Lafaiete Reis Franco. Suplente: Dr. Juliano Godoy. Para Presidente da banca III : Dr. Jair Soares Júnior 

Banca Examinadora IV: Titulares: Dr. João Freitas de Castro Chaves, Dr. Carlos Eduardo Regilio Lima e Dra. Suzana de Queiroz Alves. Suplentes: Dr. João Paulo Dorini. Para Presidente da banca IV: Dr. João Freitas de Castro Chaves

Lembro que a Resolução 78, publicada em janeiro desse ano, do mesmo CSDPU, trouxe a regulamentação do concurso e indicou as principais atribuições das bancas, no que pertine ao interesse daqueles que estão se preparando para as provas. Vejamos:

Art. 7º. Às Bancas Examinadoras compete formular as questões, aplicar as provas dissertativas escritas e as provas orais, arguir os candidatos de acordo com o programa da respectiva disciplina, promover a correção das provas, aferir os títulos e julgar os recursos, mediante atribuição de notas.

Parágrafo único. A critério da Comissão Organizadora, a elaboração e a correção das questões da prova objetiva poderão ser delegadas ao prestador de serviço organizador do concurso, que deverá observar o disposto no art. 3º, § 2º, do presente Regulamento.

As primeiras impressões quanto à formação das bancas é bastante positiva, pois repleta de profissionais e colegas do mais alto gabarito, inclusive contemporâneos meus de faculdade e com quem trabalhei diretamente. Posso afirmar que há uma densidade acadêmica bastante acentuada na composição e temas muito caros a alguns membros, fato esse que revela uma grande probabilidade de serem cobrados na prova!

 

Creio que o momento certo para considerações mais detalhadas acerca dos profissionais componentes da banca seja ao tempo da realização da segunda fase do certame (e, certamente, será objeto de minhas futuras postagens), vez que a primeira etapa (fase objetiva) deverá ser comandada pela prestadora de serviços a ser contratada!

Por fim, a análise da proposta do CESPE está bem adiantada e, posso dizer, há uma enorme tendência (apesar de não haver ainda certeza) de a referida prestadora ser a responsável pelo certame!

Enfim, o edital está próximo! Como havia previsto em outro post (https://blog.ebeji.com.br/primeiras-impressoes-acerca-do-5o-concurso-da-defensoria-publica-da-uniao/), ele deverá ser publicado até o final do mês de junho!

Continuem acompanhando o blog e as novidades do V Concurso da DPU através do EBEJI!

Avante nos estudos!

Pedro Coelho.