João Paulo Lawall Valle é Advogado da União

Professor da EBEJI

ebeji

Prezados,

Como todos sabem a prova de Advogado da União está marcada para o dia 11 de outubro de 2015, ou seja, daqui a 30 dias. Em um mês vocês estarão fazendo a prova objetiva do concurso que parar muitos representa o início da sua realização profissional, para outro o sonho da vida e para uns o começo da trilha de uma carreira jurídica.

Independentemente qual seja o seu objetivo o fato é: para chegar no final com sucesso é fundamental ser aprovado na prova objetiva. Para isso o candidato tem que se valer da estratégia adequada, utilizar as ferramentas corretas e ter inteligência emocional.

Vamos começar falando da inteligência emocional. Muitos candidatos nos momentos que antecedem a prova infelizmente têm reações involuntárias que os prejudicam demais. Um certo grau de tensão e nervosismo é normal, afinal de contas o concurso da AGU não ocorre todas as semanas. Além disso você estudou bastante para a prova e não quer quase ser aprovado, você quer ser aprovado. Nos concursos públicos, como no futebol, o quase e o nada representam a mesma coisa.

Neste último mês é muito importante que os candidatos trabalhem bem o seu lado emocional. Uma prova com várias horas de duração é desgastante e muito cansativa. O melhor a se fazer é evitar atividades desgastantes como perder noites de sono, consumo excessivo de bebida alcoólica, baladas e mais baladas.

É fundamental que se mantenha um ritmo forte de estudos, mas não estamos no momento de virar a madrugada estudando, perdendo momentos preciosos de descanso. O nosso cérebro assimila e guarda muitas informações que lemos durante o dia na hora do sono. Busquem manter uma média de 7 a 8 horas de sono por noite, relaxando bem neste momento e acordando bem disposto para mais um dia de estudo.

E o que estudar nestes últimos 30 dias?

Como já foi analisado no blog da EBEJI, na prova objetiva para o concurso da AGU de 2012 foi cobrado muito conhecimento sobre a legislação “seca” e os precedentes dos tribunais superiores.

Ao meu ver o foco principal do estudo neste momento deve estar restrito aos informativos de julho de 2014 até a última semana antes da prova. É muito importante fazer uma revisão das decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça, entendendo as teses adotadas nas decisões.

O STJ tem uma ferramenta muito útil que é a organização dos informativos por ramos do direito e por ano. Sugiro a leitura das disciplinas cobradas pelo concurso do ano de 2014 (em especial o 2º semestre) e o ano de 2015.

O STF, por sua vez, tem a ferramenta chamada “Informativo por temas”, sendo estes divididos por meses. É muito útil e importante a leitura desses informativos no mesmo período indicado acima, permitindo ao candidato chegar bem atualizado na prova.

Ainda em relação ao STF é fundamental decorar as súmulas vinculantes. A chance de uma súmula vinculante ser cobrada na sua prova é extremamente alta e perder pontos neste tipo de questão pode importar na reprovação.

Além disso é de alta relevância o conhecimento das súmulas e das OJs do Tribunal Superior do Trabalho, dado que é bem provável a sua cobrança pelo CESPE.

Quando a legislação a sugestão é a leitura intensa do texto Constitucional. A familiaridade com este texto garante pontos importantes aos candidatos. Além da Constituição é recomendável a leitura dos principais diplomas normativos de cada disciplina, uma vez que a banca tem uma tendência muito grande em cobrar conhecimento da literalidade da legislação em vigor.

O estudo da doutrina é sempre importante, mas no momento atual não é recomendável a leitura de tratados sobre nenhum tema. Na prova objetiva o examinador que saber se o candidato sabe um pouco de tudo. É improvável que seja cobrado conhecimento extremamente aprofundado sobre os temas previstos no edital. Recomendo a utilização de sinopses, resumos e similares para que os temas sejam revisitados e “reaquecidos” na cabeça de todos.

Nas próximas 4 semanas é importante treinar muito. Separe questões de prova e as resolva vendo onde você acertou e onde você errou. Mais importante que o treino em si é aprender com os erros derivados do treino. Quando você fizer um exercício e errar busque a resposta para o erro e aprenda a resposta certa. Dessa forma você reviu a matéria, aprendeu porque errou e diminuiu sensivelmente a chance de errar de novo.

A palavra de ordem para o sucesso em concursos públicos é equilíbrio. Nesta reta final o equilíbrio ganhar destaque. São 30 dias que você deve respirar estudo, se focar no seu objetivo e ir avante, sabendo que está dando o melhor de si para obter o sucesso.

Faça o seu máximo. Doe-se o máximo possível dentro da sua realidade e chegue na prova com a sensação de que cumpriu o seu dever. Estudar muito é a sua obrigação, o sucesso será consequência disso.

Pensando nesta reta final a EBEJI preparou uma surpresa para VOCÊ que está correndo atrás e que SERÁ Advogado da União no ano de 2016.  Aguarde novidades na próxima semana.

Abraços e bons estudos!!!!

Grande abraço a todos, João Paulo Lawall Valle.